BOLETIM CLÍNICO - número 2 - outubro/1997
Boletim Clínico | Psicologia Revista | Artigos
4. Formação em Terapia Comportamental na Clínica-Escola: Terapeutas de Grupo na PUC-SP - Maly Delitti(1)
A formação de terapeutas comportamentais em clínica escola é uma preocupação e um desafio para os analistas do comportamento envolvidos com a prática clínica. De um lado, a maioria dos cursos de Psicologia tem um curriculum que privilegia outras abordagens deixando um vácuo no que diz respeito ao behaviorismo. Por outro lado, a crescente procura por parte de alunos dos 4º e 5º anos e de psicólogos recém-formados, interessados em estudar esta abordagem, nos coloca diante da necessidade de procurar suprir esses déficits. Em todos os cursos e estágios de terapia comportamental que oferecemos na PUC - SP, a equipe se utiliza no mínimo de três procedimentos didáticos:
- leitura e discussão de textos teóricos e de terapia;
- modelação pelo professor /supervisor;
- role-playing de situações da interação cliente-terapeuta.
Na PUC-SP, trabalhamos com os alunos de 4º e 5º anos no que diz respeito ao enfoque clínico, já que os alunos dos outros períodos têm cursos obrigatórios e optativos de análise do comportamento em seus aspectos teóricos e experimentais.
A partir do 4º ano, os alunos podem começar sua formação em terapia comportamental quando oferecemos o núcleo de Diagnóstico Psicológico com enfoque comportamental. Na PUC-SP, cada núcleo se caracteriza por um estágio prático supervisionado, que é embasado por um ou mais programas teóricos. O núcleo de Diagnóstico Comportamental envolve o atendimento de clientes da Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic" com três horas semanais.
Notas e Referências Bibliográficas:
(1) Psicóloga, Terapeuta Comportamental, Professora Assistente do Deptº de Métodos e Técnicas da PUC-SP e Mestre e Doutoranda em Psicologia Experimental pela USP.